Depois de investigar a origem de estranhos ruídos no telefone de casa, descobri que uma das tomadas estava encharcada com um líquido misterioso, inodoro, incolor, aparentemente corrosivo e oleoso, e que estava promovendo uma espécie de curto circuito entre os contatos.
Pensei que poderia ser um produto de limpeza, mas minha esposa garantiu que não tem nada a ver com isso. Pensamos, então, que poderia ter morrido algum inseto, sei lá.
Fato é que, após limpeza dos plugues e tomadas, a linha voltou ao normal e a qualidade da conexão de internet discada também.
No entanto, uma semana depois o negócio apareceu de novo, do nada.
Deve estar havendo alguma reação química envolvendo os contatos elétricos e a própria eletricidade telefônica, pois os contatos estão sendo corroídos à medida que o líquido aparece. Mas não dá pra saber quem é causa e quem é efeito.
Ou nanorobôs aparentemente líquidos vieram pela corrente telefônica e resolveram montar uma colônia na minha tomada. Como minha limpeza anterior (e nem a atual) não é uma verdadeira esterilização, os poucos (haha!) que restaram se reproduziram e inundaram minha tomada novamente.
![]() |
Meleca na tomada telefônica |
2 comentários:
Estou tendo o mesmo problema. Alguém sabe dizer o que é e como resolver?
Olá!
Um técnico do Speedy me disse que isso se deve à umidade. Minha tomada telefônica ficava no chão, e ele sugeriu que eu a colocasse na parede, a uns 50cm do chão. Foi o que ele fez com a tomada para o speedy há uns 2 meses e desde então não houve problemas.
No entanto, uma outra tomada que ficou no chão apresentou problemas, e há alguns dias eu mudei-a de lugar, colocando-a em uma altura semelhante. Ainda é cedo para afirmar com certeza, mas tudo indica que a solução é evitar que as tomadas fiquem em lugares frios e/ou úmidos da casa, dando-se preferência a lugares quentes e ventilados. Isso parece mais importante do que a marca, qualidade ou preço da tomada.
Postar um comentário