domingo, 15 de abril de 2007

Vodafone

Aproveitando a conexão à internet durante a Fórmula 1, nesta corrida em que Felipe Massa venceu, resolvi matar uma antiga curiosidade. O que é essa tal de "Vodafone", que esbanja outdoors nas pistas? Se é uma marca internacional, por que não a vejo nas lojas brasileiras?

Primeiro, demorou para eu descobrir que não era "Ovodafone". O logotipo, um "abre-apóstrofo" dentro de um círculo, parece uma letra O precedendo a marca. A primeira coisa que me vinha à mente era Ovomaltine. Ou algum outro alimento a base de ovos...

Mas o final, "fone", era uma clara referência a som. Poderia ser uma marca de aparelhos de som, tal como Philips, Toshiba... Poderia ser uma concorrente minha! Aos poucos foi ficando claro que o logotipo não era a letra O.

Pois bem, hoje estou conectado à internet e procurei "Vodafone" no Google, levando-me ao óbvio www.vodafone.com. Sim, o logotipo confirmava: eu estava no lugar certo. O site trouxe um texto em português português, isto é, de Portugal, com a palavra "telemóveis", isto é, "celulares". Ah, é uma operadora de telefonia celular, descobri. "Visite a Vodafone no seu país", diz o site, e o Brasil está na lista. Uau, tem Vodafone no Brasil? Por que nunca ouvi falar? Deve ser nova. Vou comprar um celular da Vodafone só pra ser diferente, hehe. (Brincadeira!!!) Fui lá e cliquei em Brasil e... Tcha-naaaan!!!

No Brasil não a conhecemos como Vodafone. Mas já é uma velha conhecida nossa. Caí no site da Claro.

Isso, para mim, é um desperdício de propaganda. Um dos países mais fãs de Fórmula 1 deixa de comprar da Claro porque a empresa não investe em nenhum tipo de associação entre as duas marcas.

Se a operadora se chamasse "Vodafone" no Brasil, ou se estivesse escrito "Claro" nos outdoors da Fórmula 1, eu sentiria até um certo orgulho da empresa: "Puxa, senti firmeza nessa operadora".

Concordo que "Claro" soa bem melhor no Brasil do que "Vodafone". Nome comprido, esquisito e que lembra "vou dar fone". Se bem que isso poderia ser explorado numa boa jogada de marketing. Promoção Vodafone: no plano XXX você leva o celular de graça! Vodafone para mim, Vodafone pra você, Vodafone para ela... Vodafone pro Brasil inteiro! Mas as duas marcas estão dissociadas por aqui. Já seria suficiente um "Claro - uma empresa das Organizações Vodafone". Com a musiquinha do Tabajara de fundo. :)

Nenhum comentário: