sábado, 29 de dezembro de 2007

Descobri o que é "equilíbrio"

Amo etimologia. Amo descobrir a origem das palavras, por que elas são do jeito que são, e a relação com palavras semelhantes.

Muitas vezes usamos as palavras sem prestar atenção nelas, mas quando nossos olhos se abrem para sua formação, encontramos tesouros tão preciosos que formam associações indeléveis em nossa memória.

Lembro-me, por exemplo, do insight que teve um amigo meu quando descobriu que "controle remoto" não eram apenas palavras "aleatórias" usadas para nomear um aparelho, mas tinham um significado, que era a sua própria função: um controle à distância. É disso que falo, do prazer da descoberta do significado original das palavras.

Hoje estava procurando uma palavra para comentar, via MSN, o novo relacionamento de um outro amigo. Ele está tendo um amor correspondido e, ao que parece, de forma igual para ambas as partes. Quis comentar que é muito bom ter uma correspondência assim, e foi aí que me faltou a palavra. Queria um modo de expressar que a correspondência tinha pesos iguais para ambas as partes. Quando a palavra "equilíbrio" me apareceu caindo como uma luva, descobri sua origem na hora: equi (igual) e libra (peso). Eureka!

Também foi assim quando recentemente minha esposa comentou sobre outra pessoa: "ela foi e levou suas crias...". Uma lâmpada se acendeu em minha mente. Uma analogia vai deixar bem claro o que descobri.
Quem espera tem esperança;
Quem cria tem criança!

Espetacular, não? ;-)

4 comentários:

Alexandre S. Custódio disse...

Quando li o texto, achei que fosse equilíbrio no sentido pessoal, tipo equilíbrio financeiro ou equilíbrio no uso do tempo...
Sim, esse é um tema bem interessante. Algumas vezes me peguei comparando o som de alguns objetos com seus nomes:
"Faca", um golpe seco e afiado.
"COlher", com uma base redonda...
E por aí vai....

Anônimo disse...

Estava azendo uma pesquisa para a materia de artes visuais, tendo como o propósito, descobrir as finalidades do equilibrio.
isso me ajudou bastante, apesar de não fazer o menor sentido.

Anônimo disse...

rsrs Puxa... Nada do que esperava, tudo que precisava e parte do que queria saber...

Anônimo disse...

Eu realmente só precisava do significado da palavra equilíbrio.Mais parabéns é gostoso mesmo descobrir as palavras.