terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Questão polêmica em prova de informática

Recentemente houve um concurso para Escrevente, que inclui questões de informática, e que alguns amigos e parentes prestaram. (Não foi o meu caso.)

Uma das questões pedia para indicar se está correta a afirmação "o URL http://www.abc.com.br indica que, por meio do Protocolo http, pode ser acessado um recurso (a página da empresa abc) no servidor de nome www.abc.com.br".

Em princípio eu não vi problemas nessa afirmativa e a consideraria como certa.

No entanto, alguns amigos consideram impróprio dizer que www.abc.com.br seja o nome do servidor. Rigorosamente, www.abc.com.br é nome de domínio, que aponta para um servidor, mas não diretamente o nome do servidor.

Como a questão continua em pauta até hoje, resolvi expor minha opinião, aproveitando-me do meu direito à liberdade de expressão, ainda que eu esteja eventualmente equivocado.

Como identificar o servidor, parte I

A grande questão do problema da mencionada assertiva não é a diferença entre domínio e servidor, mas sim a identificação do servidor.

Conforme a assertiva, os recursos (a página de internet) estão no servidor. Como identificar o servidor? Tudo o que sabemos sobre ele é que está de alguma forma relacionado a www.abc.com.br.

Muito bem; então, qual a relação entre esse servidor e www.abc.com.br? Como expressar essa relação de forma rigorosa e de forma simples, ao mesmo tempo?

Forma correta rigososa: "servidor apontado pelo domínio www.abc.com.br" ou "servidor cujo domínio é www.abc.com.br".
Forma correta simples: "servidor apontado por www.abc.com.br".
Forma simples: "servidor de nome www.abc.com.br".
Forma direta: "servidor www.abc.com.br".

Qualquer um vai entender qual é o servidor, em qualquer caso acima, porque um domíno só pode apontar para um único servidor.

Como você chega ao servidor a partir de www.abc.com.br, não vejo problemas em identificar o servidor como www.abc.com.br. E identificação é nome.

Como um amigo bem mencionou na redação de seu recurso, um servidor pode ter vários domínios apontados para si.

Mas também não vejo problemas em um servidor ter vários nomes. Vários nomes, vários apelidos, várias identificações, etc., assim como há várias palavras para uma coisa só na língua portuguesa. (Por exemplo: língua = idioma.)

No entanto, embora as duas páginas www.abc.com.br e www.def.com.br possam estar no mesmo servidor, elas podem trazer conteúdos diferentes, porque não necessariamente apontam para o mesmo caminho dentro do servidor. Embora rigorosamente www.abc.com.br seja nome de domínio, também pode ser usado (com menos propriedade) como nome de página, nome de site, nome de portal e até mesmo nome de servidor.

Como identificar o servidor, parte II

De outra forma, como poderíamos identificar um servidor?

Um computador pode ser identificado numa rede interna de várias formas:
- pelo seu IP;
- pelo seu MAC ADDRESS (número da placa de rede);
- pelo nome da máquina.

Na internet, no entanto, há apenas duas formas de identificá-lo:
- pelo seu IP;
- pelo seu domínio.

Há alguns casos de servidores cujos IPs são dinâmicos e que só o domínio pode identificá-lo. Há outros casos de computadores que possuem IP mas não possuem domínio registrado, de forma que só o IP pode identificá-lo (por exemplo: http://192.168.0.1).

Consultando a sintaxe de URL em http://www.w3.org/Addressing/URL/5_BNF.html, fica patente que o que se segue ao protocolo, quando não é o IP, é o "hostname", literalmente "nome do servidor".

O problema da questão pode estar na definição de URL.

A (o?) URL http://www.abc.com.br indica que, pelo protocolo HTTP, pode ser acessada a página de internet apontada pelo domínio www.abc.com.br.

Isso é correto, independentemente de servidores e seus nomes.

Essa página nem precisa ser da empresa ABC; pode ser da empresa ABB, que não conseguiu registrar www.abb.com.br porque outra o fez primeiro, e então tentou www.abc.com.br e conseguiu.

Ou então a concorrente DEF pode ter comprado o domínio www.abc.com.br para redirecioná-lo para www.def.com.br, o que é muito comum de acontecer com domínios reais.

Assim, é muita presunção afirmar que é correto dizer que por www.abc.com.br eu vou acessar a página da empresa ABC. Isto sim é um bom motivo para um recurso; para mim, muito melhor do que questionar a validade de se usar um nome de domínio para identificar um servidor.

No entanto, ainda com todos esses tropeços de rigorosidade e clareza de uma afirmação cuja veracidade ou falsidade pode definir os candidatos que vão preencher as vagas, eu a consideraria verdadeira, no contexto da realização da prova, levando em conta minha primeira impressão, a ansiedade e o tempo restante para resolver as outras questões. Não que eu esteja certo; é apenas o modo como eu resolveria essa questão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, é complicado determinar oq é um servidor pelo endereço.
Tendo em vista que o dominio é relacionado ao servidor atraves de diversos dados...
Alem disso o protocolo http:// pode ser usado como protocolo para conexao a um serviço de e-mail, retirando assim do nome dele a entrada www.
Mais achei muito interessante essa questao de servidor e nome...
Porem acho que depende meio que da visao de cada de ver o servidor...
Para mim www.nome.com.br é um link, entao eu ja o excluo como possibilidade de servidor