segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Objetivo e Meta são a mesma coisa

Fácil comprovar. Vá nas ferramentas de idiomas do Google e traduza "objetivo" para inglês. Depois, traduza o resultado novamente para o português, usando a mesma ferramenta do Google e, tchanaaaan, você obterá "meta". CQD!

Um amigo esteve à procura da diferença entre esses dois termos. Ora, eles têm o mesmo significado. Se as pessoas querem fazer uso diferente desses termos, essa diferença é subjetiva e pessoal.

Ter um objetivo a alcançar é o mesmo que ter uma meta a atingir, seja ela quantitativa ou não, seja a meta principal ou parte de uma maior. Ambas as palavras podem ser encontradas no dicionário como "alvo".

Um objetivo a alcançar é um projeto a realizar. Da mesma forma que um projeto pode ser dividido em partes e sub-partes, tarefas e sub-tarefas, um objetivo maior, principal e último pode ser alcançado após a realização de passos intermediários menores, mas cada um desses passos é um pequeno objetivo. Em outras palavras, cada passo é uma pequena meta dentro (como parte necessária) de uma meta maior, principal e final que se persegue. Chamar um de objetivo e outro de meta será apenas uma convenção pessoal e de alguns autores; não existe um padrão real em nosso idioma.

De qualquer forma, se você assumir uma definição, mantê-la e usá-la, poderá tornar mais fácil e prática a organização de seus projetos.

Um comentário:

tomates verdes fritos disse...

Objeivo e meta NÃO são a mesma coisa!

Objetivo é onde você quer chegar com aquela idéia ou atividade e meta é o tipo de recursos vai utilizar para atingir esse objetivo. Meta é quantitativo!
Ex. Objetivo: Despertar a conciencia ambiantal do público interno da organização
Meta: - Usar ferramentas comunicacionais por três meses
- Produzir e organizar dois eventos com os filhos dos funcionários nesse periodo