quarta-feira, 21 de março de 2007

Mais testes com o Wordpress

Único lugar dentro de um blog
WordPress (isto é, o WordPress.com, e não o WordPress.org) não passou no teste do "único lugar num blog". Não posso fazer com que um mesmo texto seja um post, uma página e um comentário; nem mesmo posso atribuir categorias às páginas. Os textos que tenho lá estão espalhados em 3 sub-lugares diferentes: post, páginas e comentários. Lamentável.

Número de visualizações
WordPress tem estatísticas integradas.
Blogger não; tem que assinar um counter (isso nunca deu certo comigo; depois de uns meses zera sem mais nem menos, o counter sai do ar, etc.).
Você pode usar, também, o Google Analytics, que parece mais prático (saiba mais), mas isso vai tornar seu blog leeeeento. Quantas vezes, ao abrir uma página, fico esperando ela ser carregada por vários segundos (banda larga), enquando a barra de status do browser indica "aguardando resposta de ssl.google-analytics.com"... (Aliás, o próprio blogger.com é um desses sites lerdos por causa disso!) Eu só queria mesmo saber o número de visualizações (não as minhas próprias) de cada post meu.

Proteção de posts
WordPress permite pôr senhas em alguns posts. Útil para compartilhar dados que interessam só a meus colegas de trabalho, por exemplo.

Categorias com descrição
As categorias podem ter descrição. Isso é particularmente útil para mim.

Por que então não uso o WordPress
1. O limite grátis lá é menor (50MB), embora demoraria para eu atingi-lo.
2. O WordPress definitivamente não é prático para manipular categorias on-the-fly, ao redigir um post. É lento e instável no meu navegador. Pode ser que eu tenha tido o azar de a internet ficar lenta todas as vezes em que eu testei, mas não gostei do que vi. Categorias têm que ser práticas para mim, e isto funciona bem aqui no blogger. A única coisa que poderia me arrastar para outro servidor, que seria o "único lugar dentro de um blog", o WordPress não tem.

Veja também: Minha primeira impressão do WordPress.

Nenhum comentário: